sexta-feira, 23 de abril de 2010

Propagandas da Bom Bril


A conta da Bom Bril chegou primeiro na DPZ em 1978, naquela época, Washington Olivetto trabalhava ao lado de Petit e integrava a equipe que atendia a conta. A marca chegou à agência já grande, marca líder, que tendo Ronaldo Ferreira à frente de seus negócios, já naquela época acreditava no marketing e na propaganda. Bom Bril na ocasião foi pioneira na cultura de patrocínio de shows internacionais por exemplo. Nesse contexto, o desafio para a agência era o de dar o próximo passo, afinal de contas, a marca já era bem sucedida.

Foi assim que Bom Bril provocou uma revolução no mercado ao colocar no ar um homem que respeitava a sensibilidade da mulher como garoto-propaganda. Um risco, porém uma ousadia que o então presidente tomou para si e apostou mesmo.

"Nunca imaginaria que ia acontecer o que que vem acontecendo" declara Washington Olivetto onde quer que vá comentar sobre seu trabalho junto à Bom Bril. Segundo conta, hoje é fácil raciocinar o processo, que por sinal, envolve uma lógica:

1- o talento do Carlos Moreno;
2- a persuasão da propaganda com a atualidade do jornalismo

Prova do sucesso, são os inúmeros prêmios que a campanha de Bom Bril tem recebido até hoje. Note, ela é a única campanha no mundo que já ganhou TODOS os prêmios de publicidade do mundo - feito apenas possível graças ao fato de ter levado não apenas os prêmios internacionais, mas também os nacionais.

E por TODOS, eu digo todos mesmo, nas décadas de 70, 80 e 90, a campanha levou Leão de Ouro Prata e Bronze no Festival de Cannes (só para você ter uma idéia). No Brasil, foi premiada na primeira edição do Profissionais do Ano promovido pela Rede Globo e repetiu a dose nos 10 anos do festival. E por aí vai.

Não bastasse tudo isso, a danada da campanha está no livro dos récordes e é praticamente impossível que perca o posto para qualquer outra. Em 1995 quando foi inserida no livro, 182 filmes tinham sido produzidos. Com a nova campanha essa marca chega a 344, é no mínino difícil que seja superada (palpite audacioso: será que a campanha da Apple PC x Mac consegue chegar perto?).

Um fato curioso, durante 4 anos a Bom Bril não investiu um centavo em publicidade - isso por problemas internos da empresa. Ainda assim, a marca se manteve em primeiro lugar no mercado. A expectatia agora é que com 20 dias de campanha no ar, os números subam ainda mais.

Segundo Olivetto, a grande sacada das campanhas está na motivação por trás de cada anúncio criado: respeito pela inteligência do consumidor; vender o produto e acrescentar coisas bacanas ao consumidor.

Contando sobre os filmes, o publicitário revelou que até exibição de filmes nos horários infantis estão programados "construindo já o consumidor de amanhã".

O filme em preto em branco foi feito especialmente em linguagem de cinema já com essa finalidade.

Terminada a apresentação da campanha, seguiu-se as perguntas.

Inaugurando a cena, Otávio Mesquita (você sabia que ele é também publicitário?) enfatizou o quanto Pelé é "especialmente exigente na escolha" de uma campanha e ressaltou o fato dele já ter dito vários nãos por aí. E perguntou como rolou o convite e qual foi sua receptividade.

Em resposta, Pelé supreendeu a todos, contanto que sua filha, agora com 10 anos, sempre que ele voltava de viagem passa a mão em seu cabelo e dizia em tom de brincadeira: "Me empresta o Bom Bril?".

Quando teve início a negociação com a Bom Bril, ele lembrou-se da filha e achou uma coincidência. Outro fator que pesou a favor da campanha da W/ foi o fato dele estar há tantos anos trabalhando "e nunca ter tido a oportunidade de chegar perto" da marca. "é uma grande alegria fazer um anúncio para um produto que representa o Brasil", declarou Pelé.




Ficha Técnica
agência: WBrasil
direção de criação: Washington Olivetto e Rui Branquinho
criação: Washington Olivetto, Rui Branquinho, Sérgio Franco e Fabio Meneghini
produtora: ABA Filmes
direção de filmes: Andrés Bukowinski
finalização: ABA Filmes
produtora de trilha: YB
atendimento: Raf Fayad e Betty Milanez


Referência Bibliografica
http://www.publicidadedesaia.blogger.com.br/

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