quarta-feira, 9 de março de 2011

Balèn entrevista o quadrinista Manoel Martiniano

Manoel Martiniano é quadrinista e seu estilo de desenho é mais voltado ao cartum, não é realista como as HQ's de super heróis, mas não tão estilizado como quadrinhos infantis ou mangá... é um meio termo, um estilo próprio.

Equipe Balèn

Manoel, qual foi o estimulo para você começar a desenhar?

Manoel Martiniano

É um tanto difícil de explicar, pois desenho desde os 5 anos, (Risos).

O que me lembro foi de estar assistindo TV, na ocasião passava um especial do Snoopy de natal e pouco antes do desenho começar, mostraram como ele foi feito, vi um homem desenhando o Snoopy, sei lá porque fui pegar um papel pra fazer o mesmo... e desenhei o Snoopy, foi o primeiro desenho que fiz que eu me lembro.E depois disso, comecei a fazer historinhas dele, meio que recontando o que via na tv... Fui fazer histórias de personagens meus depois que vi "Superman- O Filme" e "O Império Contra-Ataca"... eram histórias tão envolventes, que eu desejava fazer algo parecido...
Aí minha imaginação se encontrou com minha vontade de desenhar, (Risos).

Equipe Balèn

Manoel, Qual a importância do desenho dentro da publicidade?

Manoel Martiniano

Creio que é de importância muito grande, mesmo atualmente com toda a tecnologia, ainda é necessária a mão humana para dar vazão à imaginação do que se quer mostrar. Desde o desenhista que faz o lay-out de um cenário, ido ao que planeja o figurino até o que faz o storyboard do que o diretor quer...
... há a mão que mostra o pensamento, a idéia.
Pode ser em papel ou no computador... não importa, há o desenhista que dá forma ao abstrato

Equipe Balèn

Manoel, Qual a melhor maneira para começar a fazer um storyboard ?

Manoel Martiniano

Não fiz muitos storyboards na vida, mas quando fiz não me ative a detalhes, mas na fluidez da cena... É quase como fechar os olhos e deixar a mão deslizar... não se pode pensar muito...
Tendo a sequencia pronta, aí sim, coloque detalhes pertinentes ao que se quer mostrar... Não se esquecendo do que o diretor quer.

Equipe Balèn

Quais os melhores desenhistas? Porque?

Manoel Martiniano

Alex Ross: "O" desenhista na minha opinião, a arte realista dele é um cinema em quadrinhos.George Pérez: o desenhista que consegue colocar uma multidão de heróis em uma página e cada um tem seu próprio rosto! Ivan Reis: brasileiro que mostra que nós não devemos nada pra nenhum estadunidense... Esse está no nível do George Pérez, seus desenhos também consegume mostrar "N" heróis cada um diferente do outro, muito bom!

Equipe Balèn

Manoel, O que você acha sobre a tecnologia junto a arte de desenhar?

Manoel Martiniano

Uma ferramenta que tem a adicionar e não substituir, pois por trás de toda tecnologia sempre há a mão que é guiada pela imaginação humana.
Não importa se é usado lápis e papel ou um tablet de última geração... sem uma pessoa, não fazem nada.

Equipe Balèn

Manoel, qual a sua mensagem para quem está começando a desenhar?

Manoel Martiniano

Não pare por nada, desenhe até dentro do ônibus, nunca deixe o lápis cair, esteja aberto às criticas construtivas, pois elas lapidam o dom que você tem, e tenha MUITA paciência, pois nada acontece de um dia pro outro... A pressa é inimiga da perfeição.

Considerações Finais

Achei uma experiência nova, até então só tinha feito entrevistas para emprego! rsrsrs
Mas seriamente, muito bom para as pessoas verem que há quem queria desenhar por que gosta, não apenas para ganhar dinheiro (no caso se une o útil ao agradável, rsr) etambém que se saiba que sonhos podem se realizar, é questão de vontade! Caso queiram contato, e-mail: manoelmjsilva@hotmail.com, espero estar à altura do que me peçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário